Início Veículos Carros Jeep Compass é o SUV mais roubado em São Paulo

Jeep Compass é o SUV mais roubado em São Paulo

Foto: Divulgacao

Roubos e furtos de SUVs registraram aumento de 14% na Região Metropolitana de São Paulo no primeiro semestre de 2023, em comparação aos seis primeiros meses do ano passado.

O levantamento da empresa de monitoramento e seguros Ituran mostra também que o Jeep Compass é o modelo mais visado pelos criminosos na categoria.

O número de SUVs subtraídos de seus donos subiu de 3.684 para 4.210 unidades em um ano na região. De acordo com Fernando Correia, coordenador de operações da Ituran, trata-se de um aumento natural, considerando que a demanda por SUVs vem crescendo no Brasil.

“Nos primeiros seis meses do ano, os SUVs foram responsáveis por 46,8% dos emplacamentos no Brasil. Alguns utilitários também foram beneficiados pelo programa de incentivo do governo federal, fator que aumentou as vendas significativamente”, diz Correia.

Honda Hr-V desperta menos interesse nos criminosos — Foto: Divulgação

Honda Hr-V desperta menos interesse nos criminosos — Foto: Divulgação

 

Mais velhos são mais visados

Veículos com idade entre cinco e dez anos são os mais visados pelos criminosos, com 1.737 roubos e furtos registrados. O aumento é de 25% sobre o primeiro semestre de 2022, quando 1.393 veículos foram levados.

Por outro lado, a Ituran repercute queda de 12% nos roubos e furtos de SUVs com idade entre dois a cinco anos, de 1.445 para 1.275.

O dado que mais chama atenção é o aumento de 878% nas subtrações de SUVs produzidos há até dois anos. Ao todo, foram registradas 411 ocorrências em 2023, contra apenas 42 em 2022.

Por: ByABC